COpPEXII
Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização
A Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXII) é o órgão executivo responsável por incentivar e definir novas abordagens resultantes da investigação científica, buscando atingir um elevado padrão de excelência na qualidade do Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, no âmbito da Graduação e Pós-Graduação. A COPPEXII tem como propósito contribuir com a formação de profissionais humanos, críticos, reflexivos e inovadores, que consistem em habilidades e competências exigidas no mundo contemporâneo.
As atividades são desenvolvidas por meio de diversos programas, projetos e ações, que junto com a Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são fundamentais para o desenvolvimento da iniciação científica, promovendo o engajamento dos discentes e docentes, o desenvolvimento do pensamento científico e a integração dos jovens na realidade da pesquisa a fim de acelerar a expansão, inovação e criatividade. A Instituição também fomenta a realização e participação dos discentes e docentes em eventos científicos bem como a publicação, a fim de promover a interdisciplinaridade e a produção acadêmica.
Por meio da extensão, estimula os processos educativos, culturais e científicos que articulam o ensino com a pesquisa, caracterizando-se como uma via de mão dupla pautada no desenvolvimento sustentável da comunidade e na responsabilidade social da instituição. Além disso, são desenvolvidas atividades de enriquecimento, que promovem ampliação do universo artístico e cultural dos discentes, diversificando os espaços educacionais e contribuindo com a solução de problemas sociais relevantes da comunidade.
COORDENADORA:
Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães
HORÁRIO: Segunda a quinta - 08h às 18h | Sexta - 08h às 17h
pesquisa
O mercado de trabalho, atual, exige profissionais com conhecimento teórico e prático, mas também com espírito inovador, que buscam novas ideias e novos conhecimentos. Essa busca deve ser pautada em uma análise crítica e reflexiva para que os novos profissionais, que serão formados, ingressem no mercado de trabalho com uma atuação competente. A realização da Pesquisa Científica visa contribuir com a evolução dos saberes através de um estudo minucioso e sistemático com a finalidade de descobrir fatos ou princípios relativos às diversas áreas do conhecimento humano, ou seja, “solucionar problemas”.
A Pesquisa Científica está diretamente ligada à publicação, seja de um livro, um artigo de periódico, uma comunicação em congresso, uma dissertação, uma tese, etc. Na carreira acadêmica, a publicação científica é fundamental para qualquer processo seletivo, seja para uma Pós-Graduação Strictu Sensu, ou mesmo um concurso para Docência.
O profissional que não faz pesquisa, não publica, perde a oportunidade de aperfeiçoar o seu currículo e de alcançar méritos perante a Comunidade Científica. Além disso, a publicação traz grande visibilidade para o Pesquisador e para a Instituição na qual ele está inserido.
Sendo assim, a existência de grupos de pesquisa, o seu estímulo e a publicação de trabalhos de qualidade são de fundamental importância para a Instituição de Ensino como um todo. Os professores, acadêmicos e os grupos de pesquisa da Instituição, são os atores principais nesse processo e, portanto, devem ser valorizados e capacitados.
Afycionados por Ciência
Programa de Concessão de Bolsas de Pesquisa
O programa tem por objetivo selecionar docentes e discentes de todas as áreas de conhecimento, seja da graduação ou pós-graduação, com oferta de bolsas para realização de atividades de pesquisa nas diversas áreas da saúde, desde que tenham interface com atenção básica em saúde.
Como consequência, pretende-se a institucionalização de uma filosofia de trabalho visando a articulação entre pressupostos teóricos e a realidade para gerar novos saberes.
A quem se destina:
1- Docentes ativos;
2- Preceptores ativos (com vínculo celetista);
3- Alunos ativos (desde que estejam acompanhados de um projeto como co-autor de um docente), adimplentes com suas obrigações estudantis, como mensalidade, biblioteca, sem pendências documentais ou disciplinares e que estejam cursando o penúltimo ano de seu curso.
O projeto de pesquisa deverá ser desenvolvido nas Instituições de Ensino da Afya Educacional e/ou conveniadas, em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso e/ou estar vinculado a uma linha de pesquisa, projeto de extensão, projeto de iniciação científica, grupos de pesquisa e trabalho resultado de orientação de TCC.
Conheça demais critérios e prazos da seleção acessando o Edital.
Inscrições de 17 de abril de 2023 a 12 de maio de 2023.
Programa de Concessão de Subsídios para Participação em Eventos Científicos
O programa tem como objetivo manter um auxílio para docentes e discentes, que atuam/estudam nas unidades do Grupo Afya para a apresentação de trabalhos desenvolvidos nas instituições de ensino superior em eventos acadêmicos-científicos externos.
A quem se destina:
a) Docentes ativos no quadro operacional da instituição;
b) Preceptores ativos (com vínculo celetista no quadro operacional da instituição);
c) Alunos matriculados/ativos, desde que estejam vinculados a um trabalho sob a orientação e co-autoria de um docente.
Para esta edição, só serão aceitos trabalhos aprovados em eventos que acontecerão até 01/12/2023. Logo, as inscrições poderão ser efetuadas a qualquer tempo, desde que com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias, por meio de ficha de inscrição disponibilizada neste documento.
A ficha de inscrição e toda a documentação solicitada deve ser enviada para [email protected].
Conheça demais critérios e prazos da seleção acessando o Regulamento.
EDITAIS
Regulamento Programa de Concessão de Subsídios - Eventos 2023
Comitê de avaliação Afycionados por Ciência 2023
DOCUMENTOS
Ficha de Inscrição
Carta de Recomendação
Tire suas dúvidas
PIVIC
Programa Institucional de Voluntários de Iniciação CientíficaA Diretora Geral, através da Coordenação do Curso de Medicina e da Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Garanhuns, no uso de suas atribuições regimentais e legais, torna público e convoca os interessados a participarem da seleção do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica – PIVIC, de acordo com o que estabelece o presente Edital.
O Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes da graduação e tem como objetivos:
Estimular a pesquisa científica junto aos corpos docente e discente da IES;Contribuir para a formação acadêmica no âmbito da pesquisa científica e de qualificação de recursos humanos;Possibilitar maior interação entre docentes pesquisadores e estudantes;Estimular a qualificação de estudantes para programas de pós-graduação.
A atividade de iniciação científica não remunerada será realizada em um período de até 12 meses, com início em 15/04/2023 e término em 14/04/2024.
As inscrições deverão ser efetivadas por meio de envio de documentação para a Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização – COPPEXII, no período de 13/02/2023 a 17/03/2023, para docentes orientadores, e de 24/03/23 a 31/03/23, para discentes.
RESULTADO DA SELEÇÃO DE ALUNOS - PIVIC 2023
PROJETOS APROVADOS NO PIVIC 2023
EDITAL - PIVIC 2023
ERRATA I - Edital do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica - PIVIC
ERRATA II - Edital do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica – PIVIC
PIVIC - ANEXO I - FORMULÁRIO SÍNTESE DE PROPOSTA
PIVIC - ANEXO II - PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA, EXTENSÃO, INOVAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E GRUPO DE ESTUDOS
PIVIC - ANEXO III - FORMULÁRIO COM INDICAÇÃO DO PROJETO DE INTERESSE DA CANDIDATURA
Comitê de Seleção dos Projetos PIVIC
extensão
Bem-vindo à Coordenação de Extensão, o órgão responsável pela execução das atividades de extensão na nossa instituição. Nossa missão é promover e supervisionar as iniciativas de extensão da instituição, garantindo seu alinhamento com os objetivos e diretrizes do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).
Equipe e Funções
- Coordenador(a) de Extensão: Responsável pela gestão e direção da Coordenação de Extensão, nomeado(a) pelo(a) Diretor(a) Geral.
- Auxiliar Administrativo: Oferece suporte administrativo para o bom funcionamento da Coordenação.
Nossas Responsabilidades
- Propor ao CONSEPE ações de extensão a serem desenvolvidas na instituição.
- Acompanhar e avaliar a execução dos planos, programas e projetos de extensão.
- Buscar bolsas de órgãos de fomento para capacitação de docentes, discentes e técnicos.
- Sugerir normas para a concessão de bolsas em programas de extensão.
- Assessorar as coordenações de curso na elaboração de programas de extensão.
- Coordenar a política institucional de acompanhamento de egressos de graduação e pós-graduação.
- Executar outras competências designadas pelo CONSEPE, Diretor(a) Geral e Coordenador(a) de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.
Para informações detalhadas sobre nossa equipe, funcionamento e mais, consulte a resolução específica aprovada pelos órgãos colegiados e executivos da instituição. Estamos comprometidos em enriquecer a experiência acadêmica e ampliar o impacto da nossa instituição na comunidade.
ligas acadêmicas
As Ligas Acadêmicas (LA), vinculadas à Afya Faculdade de Ciências Médicas de Garanhuns através da COPPEXII, são entidades estudantis autônomas, apolíticas e sem fins lucrativos, que possuem como objetivo a ampliação do trinômio ensino, pesquisa e extensão em caráter multidisciplinar, complementando, assim, a formação acadêmica, e estão em pleno acordo com o Regulamento Geral das Ligas Acadêmicas.
As LA da Afya Garanhuns têm os seguintes princípios educacionais:
I. Relevância acadêmica e social, pautando-se pelas atividades de atenção à saúde, sustentabilidade, educação permanente e exercício da cidadania;
II. Clareza e coerência pedagógica de seus objetivos e seu modelo de gestão (liderança, administração, gerenciamento, tomada de decisão, comunicação, sustentabilidade, critérios para entrada de membros, interação com outras LA);
III. Clareza e coerência pedagógica de sua ideologia, incluindo a democratização através da articulação com a comunidade e o amplo apoio à pluralidade e diversidade e aos princípios éticos e humanísticos;
IV. Responsabilidade social com atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).
As LA da Afya Garanhuns têm por finalidade:
I. Criar oportunidades em que o aluno possa atuar junto à comunidade como agente de transformação social;
II. Ampliar o objeto da prática profissional, reconhecendo as pessoas em sua integralidade, não apenas através do conhecimento científico, mas também pelo exercício da cidadania;
III. Oferecer à sociedade serviços advindos das atividades de ensino, pesquisa e extensão, articulando-os de forma a viabilizar a interação entre a universidade e a sociedade;
IV. Utilizar as atividades práticas como um cenário gerador de teorias, valorizando experiências em detrimento de conceitos;
V. Valorizar a complexidade dos processos reais, não centralizando o processo ensino-aprendizagem em fundamentos teóricos;
VI. Estimular uma visão global e integradora dos campos científicos, evitando a especialização prematura;
VII. Estimular o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas utilizando a integração de conteúdo, induzindo a perspectiva interdisciplinar;
VIII. Colaborar com a instituição de ensino no desenvolvimento de tecnologias assistenciais, educativas e operacionais;
IX. Desenvolver e participar de atividades de divulgação científica, técnica ou tecnológica por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas, reuniões ou congressos;
X. Estimular a produção científica relevante, incluindo a elaboração e apresentação de resumos e artigos científicos frente às demandas sociais contemporâneas;
XI. Complementar, atualizar, aprofundar e/ou difundir conhecimentos e técnicas de áreas específicas de cada curso;
XII. Desenvolver o hábito de observação, registro e divulgação de informações coletadas;
XIII. Estabelecer um espaço que propicie o aprimoramento da formação técnico-científica e humanística dos estudantes de graduação.
XIV. Estender serviços à comunidade, buscando integração com as instituições, para a solução dos problemas sociais.
XV. Realizar, no mínimo, três atividades anuais obrigatórias, conforme artigo 16 do Regulamento Geral das Ligas Acadêmicas.
A criação de uma LA é disciplinada por edital lançado anualmente. Para conhecer mais sobre esse processo, veja o “Fluxo de Criação de Ligas Acadêmicas”.
IMPORTANTE:
A criação de uma LA está condicionada à aprovação, como estabelecida em edital anual, a fim de garantir que seus objetivos e finalidades estejam em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação, evitando:
a) a antecipação de conteúdos curriculares;
b) o aprofundamento descontextualizado em relação ao currículo;
c) a especialização precoce em áreas do conhecimento;
d) atividades em áreas nas quais alunos não possuam experiência ou sustentação técnica suficiente para atuarem, ou seja, atividades incompatíveis com a fase do curso;
e) atuação fragmentada e puramente teórica.
Documentos para a criação de uma liga acadêmica
1. Regulamento de Organizações Estudantis
2. Regulamento das Ligas Acadêmicas
3. Fluxo de Criação de Ligas Acadêmicas
4. Carta de Aceite do Professor Orientador
5. Documento de Intenção de Criação de Ligas Acadêmicas
6. Modelo de estatuto para as Ligas Acadêmicas
7. Modelo Ata de Assembleia Geral de Fundacão de Liga Academica
8. Projeto de criação de Ligas
9. Modelo de relatório parcial e final da Liga
Núcleo de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização
Bem-vindo ao Núcleo de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização, o órgão encarregado de coordenar e executar as ações relacionadas à prática de intercâmbio e atividades de alcance nacional e internacional na instituição.
Equipe e Funções
- Coordenador(a) do Núcleo de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização: Nomeado(a) pelo(a) Diretor(a) Geral, com mandato por tempo indeterminado, e auxiliado(a) por uma equipe de docentes e/ou técnicos-administrativos.
Nossas Atividades
- Intercâmbio nacional e internacional de alunos, professores, palestrantes e outros.
- Mobilidade acadêmica interna e externa, realizada por meio de contratos ou termos de parceria entre instituições e profissionais.
- Organização de eventos promovendo a importância da internacionalização no contexto educacional atual.
- Cursos, palestras, programas e iniciativas envolvendo profissionais e instituições estrangeiras ou nacionais, com caráter internacional.
- Oferta de cursos e capacitações em línguas estrangeiras e diversas temáticas ministrados em idiomas estrangeiros, com foco no aprimoramento de discentes e docentes.
- Estabelecimento de convênios com instituições nacionais e estrangeiras para promover atividades relacionadas à internacionalização em seu sentido mais amplo.
Estamos empenhados em proporcionar oportunidades de mobilidade acadêmica e internacionalização para a comunidade acadêmica, enriquecendo a experiência educacional e ampliando horizontes.
Núcleo de Inovação e Empreendedorismo
Bem-vindo ao Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, o centro responsável por coordenar e executar as atividades relacionadas à inovação empreendedora na instituição.
Equipe e Funções
- Coordenador(a) do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo: Nomeado(a) pelo(a) Diretor(a) Geral, com mandato por tempo indeterminado, e auxiliado(a) por uma equipe de docentes e/ou técnicos-administrativos.
Nossos Objetivos
- Incentivar o surgimento e o desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica e colaborar para sua expansão no mercado.
- Apoiar iniciativas que estimulem a visão empreendedora nos âmbitos acadêmico, social e empresarial.
- Fornecer oportunidades de desenvolvimento profissional para os alunos da instituição e facilitar sua inserção no mercado de trabalho.
- Apoiar o desenvolvimento e a gestão dos empreendimentos vinculados à instituição.
- Atrair empresas de base tecnológica para colaborações em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em produtos e processos.
- Promover e acompanhar o relacionamento da instituição com empresas de diferentes portes da região, com foco em atividades que estimulam a inovação.
- Estabelecer cooperação entre a instituição e empresas da região, com benefícios mútuos.
- Estimular a produção de conhecimentos científicos e tecnológicos que valorizem o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões.
- Apoiar e incentivar ações inovadoras da instituição em projetos de empresas incubadoras, parques tecnológicos, polos de inovação regionais, startups, spin-offs e segmentos semelhantes.
- Disseminar a política institucional de propriedade intelectual, incluindo normas, regulamentos e procedimentos, para incentivar a proteção de criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia.
- Cumprir outras responsabilidades conferidas pelo CONSEPE, Diretoria Geral e Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.
Estamos empenhados em impulsionar a inovação empreendedora na instituição e na região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e tecnológico.
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