Núcleos e comissões
Bem-vindos ao NED!
O Núcleo de Experiência Discente - NED tem por objetivo desenvolver atividades voltadas à promoção da saúde integral dos estudantes mediante abordagem de questões pedagógicas e psicossociais que os afetam, individual ou coletivamente. Trata-se de um serviço de orientação, escuta e acolhimento, que oferece apoio psicológico e psicopedagógico em nível coletivo e individual.
O NED apoia o estudante em suas atividades acadêmicas e relacionais, oferecendo acolhimento e um espaço para o desenvolvimento de competências emocionais que os permitam administrar seu próprio sofrimento. Os atendimentos são realizados por demanda espontânea dos estudantes em horários agendados.
Por meio do diálogo com o Colegiado do curso, Diretório Acadêmico, discentes e docentes o NED elabora suas ações, que integram o campo da saúde mental e física, mas que o ultrapassa na medida em que é igualmente seu objetivo apoiar projetos e iniciativas nas esferas coletivas/culturais/comunitárias (musicais, audiovisuais, fotográficas, etc). Deste modo, o Núcleo de Experiência Discente desenvolve atividades de promoção da qualidade de vida voltadas ao bem estar no estudante de medicina, encarando-o, sempre, como um ser biopsicossocial.
Equipe
Coordenadora do NED
Psicóloga
Mirelle Silva Burgos
[email protected]
Psicopedagoga
Priscila Maria Calado Batista Lopes de Melo
[email protected]
Atendimento
Está precisando de suporte psicopedagógico e/ou psicológico?
Entre em contato conosco através do e-mail [email protected] ou chame no WhatsApp clicando no botão abaixo (escolha a opção "Sou aluno(a)" e, em seguida, digite a opção "NED - Núcleo de Experiência Discente".
Chamar no WhatsApp
Serviços
Apoio Psicológico
Trata-se de um serviço de pronto atendimento aos alunos que necessitam de um espaço de acolhimento imediato para o seu sofrimento.
A escuta e a reflexão crítica fundamentam esta prática, que apoia-se no sigilo absoluto. Seu objetivo maior é o de ampliar as ferramentas emocionais e a capacidade de resiliência do aluno no modo de lidar com as demandas vivenciadas no seu processo de formação acadêmica.
Local: Sala do NED
Apoio Psicopedagógico
O Psicopedagogo na instituição apresenta-se voltado para o grupo de alunos que apresentam dificuldades. O seu objetivo é reintegrar e readaptar o aluno à situação de sala de aula, possibilitando o respeito às necessidades e ritmos. Tendo como meta desenvolver as funções cognitivas integradas ao afetivo, desbloqueando e canalizando o aluno gradualmente para a aprendizagem de conceitos, trabalha também com questões pertinentes às relações vinculares professor-aluno, integrando o afetivo e o cognitivo, através da aprendizagem dos conceitos e as diferentes áreas do conhecimento.
Local: Sala do NED
NAPED
Bem-vindos ao NAPED!
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), no âmbito da estrutura organizacional da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Garanhuns, caracteriza-se como um órgão de apoio didático-pedagógico, subordinado à Diretoria Nacional de Ensino, constituindo-se um instrumento de acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação das práticas pedagógicas do curso de Graduação Medicina da Instituição.
Objetivos
- Qualificar, sistematicamente, os processos educativos do sistema de ensino da Instituição, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina;
- Orientar e acompanhar os docentes sobre as competências de caráter didática pedagógica e metodológica;
- Estimular práticas e condutas docentes em consonância com os preceitos do regimento interno institucional;
- Promover a permanente atualização do corpo docente a partir de atividades que estimulem o desenvolvimento de competências educacionais teórico práticas;
- Desenvolver grupos de Estudos em Metodologias Ativas, Medicina Baseada em Evidências e Educação Médica Continuada;
- Contribuir com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) nos processos avaliativos institucionais;
- Contribuir com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) na aplicação e reestruturação do Projeto Pedagógico, visando sua permanente melhoria e efetivação da missão institucional;
- Acompanhar e colaborar periodicamente com as atividades do Núcleo de Experiência Discente (NED);
- Desempenhar atividades que recaiam no âmbito de suas competências e aquelas delegadas ou definidas pela Direção e ou Coordenação Acadêmica.
Coordenação
Coordenador do NAPED
David Alex Santos da Silva
Contato
✉ [email protected]
☎ (87) 2101-4258
Comissão de Inclusão e Acessibilidade
Sobre a Comissão de Inclusão e Acessibilidade
A Comissão de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Garanhuns é uma entidade essencial que desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades e na garantia de que toda comunidade acadêmica tenha acesso às ferramentas necessárias para uma educação de qualidade. A missão da comissão é assegurar que nenhum aluno ou colaborador seja deixado para trás devido a limitações físicas, sensoriais, cognitivas ou quaisquer outras que possam interferir em seu desempenho acadêmico.
A Comissão atua em diversas frentes. Ela identifica e elimina barreiras arquitetônicas, tecnológicas e pedagógicas que possam dificultar a participação de estudantes com deficiências ou necessidades especiais. Além disso, trabalha na conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância da inclusão e na implementação de práticas que promovam a acessibilidade em todos os aspectos da vida universitária.
A promoção da inclusão e acessibilidade não se restringe apenas ao ambiente físico da faculdade, mas se estende ao currículo, materiais didáticos, tecnologias de ensino e atendimento personalizado. A Comissão também desempenha um papel vital na disseminação de informações sobre direitos e recursos disponíveis para os estudantes, bem como na orientação de professores e funcionários para a melhor abordagem dessas questões.
Dessa forma, a CIA desempenha um papel essencial e firma compromisso com a inclusão e acessibilidade evidenciando os valores da faculdade e fortalecendo a missão de preparar profissionais de saúde competentes e sensíveis às necessidades de toda a sociedade.
Plano de Inclusão e Acessibilidade
Composição da CIA
Mirelle Silva Burgos
Representante do NED
Leandro Teixeira dos Santos
Representante da COPPEXII
David Alex Santos da Silva
Intérprete de Libras
Vanessa Alves de Souza
Representante do Corpo Docente
Antônio Eliedson Marçal Cavalcanti
Representante dos Técnicos Administrativos
Caio Afonso Pereira de Melo
Representante do Corpo Discente
Gevanio Bezerra de Oliveira
Representante do NAPED
CEP
O Comitê é um colegiado interdisciplinar, de membros titulares, incluindo profissionais de várias áreas e representantes da comunidade assistida pela Instituição, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.
Informações Operacionais: Toda pesquisa envolvendo seres humanos, direta ou indiretamente, deve ser submetida a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) via Plataforma Brasil, antes do seu início.
O pesquisador responsável, deve dar entrada com o protocolo completo em até 15 dias antes da reunião ordinária, quando são registrados os respectivos projetos.
Após a análise do projeto de pesquisa bem como toda documentação que compõe o trâmite via Plataforma Brasil, o CEP emitirá um documento denominado PARECER CONSUBSTANCIADO. Neste documento, são apresentados os elementos da análise e a decisão do colegiado, onde os protocolos de pesquisa analisados poderão ser:
- Aprovados
- Aprovados com pendência
- Não aprovados.
Os PROTOCOLOS APROVADOS poderão ter início de acordo com o cronograma estabelecido no projeto.
Os PROTOCOLOS APROVADOS COM PENDÊNCIA só poderão ter início após a resolução das pendências pelos autores, no prazo máximo de 60 dias após a emissão do parecer consubstanciado. Nesse caso, é necessário que o pesquisador responsável atente para a correção das pendências, edite o projeto de pesquisa e faça nova submissão.
Os protocolos NÃO APROVADOS não poderão ser realizados.
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.