Afya Garanhuns celebra Dia Nacional da Libras com Momento Inclusivo
A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Garanhuns realizou um evento inclusivo que não apenas celebrou a cultura surda, mas também promoveu uma maior conscientização sobre a importância da comunicação acessível.
O momento foi especialmente desenvolvido pela CIA (Comissão de Inclusão e Acessibilidade) durante as eletivas de Libras e Comunicação Humana, proporcionando aos participantes uma experiência prática e significativa voltada ao tema “Libras na saúde: qual é o meu papel?". O destaque ficou por conta da presença de três convidados especiais, Victor Marques e os professores atuantes na rede estadual de educação de Pernambuco, Antônio Victor Silva Brochardt e Jefferson Pereira da Silva Costa.
Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a riqueza da cultura surda, compreendendo não apenas a língua gestual, mas também os aspectos históricos e sociais que envolvem a comunidade surda. Palestras, atividades interativas e performances artísticas contribuíram para uma imersão completa nesse universo tão singular. "É fundamental que futuros profissionais da saúde, como nós, tenham essa sensibilidade e capacidade de se comunicar de forma inclusiva com todos os pacientes, independentemente de suas particularidades", destacou um dos participantes. Contamos com a ajuda da estudante de medicina e Tradutora Intérprete de Libras, professora Marcella Marques.
O evento não apenas ressaltou a importância da Libras na comunicação com surdos, mas também enfatizou a necessidade de políticas mais inclusivas e acessíveis em todas as esferas da sociedade. A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Garanhuns reafirma seu compromisso com a inclusão e a diversidade, buscando constantemente promover ambientes mais acolhedores e com equidade.