Alunos promovem ação sobre Saúde Mental na comunidade da UBS Indiano 2

Na última quarta-feira, 17 de maio, foi realizado o projeto "SAÚDE MENTAL: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO DO USO INDISCRIMINADO DE PSICOATIVOS NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA". A apresentação ocorreu com a equipe de saúde e com a participação da comunidade da UBS Indiano 2, na cidade de Garanhuns. Essa iniciativa faz parte de um projeto de extensão desenvolvido por alunos da Faculdade de Medicina de Garanhuns (FAMEG).

Com o intuito de debater, orientar e promover uma interação social com a comunidade, os alunos apresentaram palestra, conduziram uma roda de conversa, realizaram um café da manhã e promoveram momentos de relaxamento através da implementação de Práticas Integrativas Complementares (PICs).

Saúde mental foi a tônica do projeto, através do qual foram apresentadas as consequências causadas pela pandemia do COVID-19, bem como do uso indiscriminado de psicotrópicos. A rica e produtiva ação culminou com momentos de demonstração prática de terapêuticas integrativas, tais como: aromaterapia, escalda-pés e massoterapia, práticas estas consideradas de fácil acesso, tendo em vista o seu baixo custo, possibilitando, portanto, sua utilização como coadjuvante no tratamento em busca do equilíbrio das condições de saúde mental daquela população.

A emoção é sempre ator principal quando tratamos de saúde mental. E, nesse contexto, não poderia ser diferente. Uma boa conversa, integração social, afetuosidade, carinho e muitos abraços fizeram parte de um dia recheado de muita alegria e motivação para todos que compareceram a esta tão prazerosa manhã de quarta feira.