Carnaval de Zé Puluca traz a folia do carnaval para o bloco MedFolia, da FAMEG
A retomada do Carnaval, após dois anos sem essa grandiosa celebração multicultural, devido à pandemia da COVID-19, é motivo de comemoração em todo o Brasil, e em Garanhuns, interior de Pernambuco, não poderia ser diferente. 2023 mal começou, e as prévias de carnaval começaram a colorir as ruas.
Buscando promover uma maior valorização de manifestações como esta, que fazem parte da essência cultural, a Faculdade de Medicina de Garanhuns promoveu a segunda edição do bloco MedFolia, um momento de muita descontração entre os alunos e colaboradores.
Com direito a fantasias, acessórios coloridos, confetes e serpentinas, os foliões cantaram e dançaram ao som de frevo. A animação ficou por conta do Carnaval de Zé Puluca, da cidade de Bom Conselho, considerado o maior bloco de bonecos de gigantes do interior de Pernambuco, que trouxe para a festa uma equipe de 5 músicos, o boneco de gigante do Zé Puluca e o estandarte da companhia, que em 2023 celebra seus 10 anos de existência e resistência.
A FAMEG, que busca estar presente ativamente em ações que valorizam a comuniade e a sua cultura, reconhece a importância de manifestações como esta. Para uma instituição de ensino superior, apoiar a cultura local, como o carnaval e os blocos de frevo, é uma forma importante de promover o desenvolvimento cultural e social da comunidade acadêmica e do entorno. Por meio do apoio e incentivo a manifestações culturais, a instituição contribui para a preservação da história e das tradições locais, além de fomentar o turismo da região.
Ao participar desses eventos e promovê-los em seu campus, a instituição também oferece aos seus alunos, professores e colaboradores a oportunidade de experimentar novas formas de expressão artística e cultural, ampliando seus horizontes e enriquecendo sua formação acadêmica e pessoal. Além disso, a valorização da cultura local pode ser uma forma de aproximar a instituição da comunidade e estabelecer laços de cooperação e colaboração com outros setores da sociedade.
O Canaval de Zé Puluca
Em 2025, o Carnaval de Zé Puluca está comemorando seus 12 anos de folia. O evento cultural, que é realizado anualmente no município de Bom Conselho, cidade próxima à Garanhuns, é uma festividade pautada na preservação, valorização, resgate e difusão das expressividades culturais artísticas regionais. Em 2019, o movimento popular e cultural foi incluído no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas de Pernambuco, por meio da Lei n° 16.546, de 9 de janeiro de 2019.
O Carnaval de Zé Puluca tem como patrono o saudoso dramaturgo e escritor Ariano Suassuna, foi idealizado por Carlos Alberto, que também é presidente do bloco. Ainda no ano de 2019, o evento cultural de Bom Conselho foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco, por meio do Projeto de Lei Ordinária nº 286/2019, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.
Ano que vem tem mais!
O MedFolia, bloco de carnaval promovido pela Faculdade de Medicina de Garanhuns (FAMEG), foi um verdadeiro sucesso. A alegria dos foliões contagiou toda a instituição e os colaboradores que se uniram à festa. A presença do Carnaval de Zé Puluca, um dos blocos mais tradicionais de Pernambuco, tornou-se o evento ainda mais especial, com a orquestra de frevo, boneco gigante e a animação típica do frevo. A iniciativa da FAMEG em promover um momento de descontração e apoiar a cultura local é louvável, pois além de proporcionar um momento de lazer para seus alunos e colaboradores, também contribui para a preservação e promoção da cultura brasileira. Sem dúvida, o MedFolia já se tornou uma tradição na instituição e deve continuar alegrando o carnaval dos anos futuros!















































































