Festival de Inverno de Garanhuns está com inscrições abertas para artistas enviarem suas propostas

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) está com inscrições abertas para os artistas enviarem suas propostas para apresentarem-se na 31ª edição do evento. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 26 de abril e 09 de maio no portal mapacultural.pe.gov.br. O resultado final das propostas classificadas será divulgado no dia 31 de maio.

O que é o Festival de Inverno de Garanhuns?

Conhecido como o maior festival multicultural da América Latina, o FIG acontece anualmente no mês de julho e abraça as mais variadas expressões artísticas, como teatro, artes circenses, literatura, dança, música instrumental, música clássica, cultura popular, artesanato, design e moda, audiovisual e grandes shows musicais, com artistas regionais e nacionais. Nomes como Maria Rita, Pitty, Anavitória, Diogo Nogueira, Caetano Veloso, Vanessa da Mata, Gal Gosta, Elza Soares, entre outros, já subiram ao palco do festival e encantaram multidões. Importante lemrbar que todas as atrações são totalmente gratuitas.

Como surgiu o Festival de Inverno de Garanhuns?

O FIG foi idealizado por Marcílio Lins Reinaux, garanhuense, historiador, pesquisador, escritor e professor universitário. Nas décadas de 60 e 70, Reinaux participou de diversos festivais, o que serviu de inspiração para a criação do Festival de Inverno de Garanhuns.

No início da década de 90, apresentou a ideia do festival à Prefeitura de Garanhuns, que acatou a proposta e firmou parceria com o Governo do Estado de Pernambuco para sua execução. A primeira edição do Festival de Inverno de Garanhuns aconteceu em 1991, com shows de Zé Ramalho, Alceu Valença e Dominguinhos.

Se precisa de um motivo para conhecer Garahuns, o FIG é uma excelente opção!

O friozinho de Garanhuns no inverno, que é característica típica de uma cidade serrana, é um convite irrecusável para tomar um chocolate quente ou apreciar um bom vinho, reunir os amigos em volta de uma lareira para conversar, visitar os parques, vinícolas e outros pontos turísticos para registrar fotos incríveis. Outra exelente alternativa é a experiência única de viver o Festival de Inverno de Garanhuns, ideal para quem deseja para passar uns dias em Garanhuns (e se apaixonar pela cidade). O evento, no qual a cidade é tomada por polos culturais que apresentam a riqueza da região, traz a marca da valorização da cultura local, da diversidade e de toda a pluralidade que o estado de Pernambuco possui. Maracatu, frevo, ciranda, reisado, bossa nova, rock, jazz, brega, forró, samba, música clássica e tantas outros estilos musicais deixam a cidade mais viva e encantadora.