Projeto Semear - O cuidado com a vida.

A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Garanhuns está dando passos significativos na promoção da saúde mental e inclusão entre seus alunos do curso de Medicina com o Projeto Semear. Liderado por uma equipe composta por membros da Biblioteca, do setor de Comunicação e Marketing e do Núcleo de Experiência Discente, este projeto tem como objetivo proporcionar um espaço de conscientização e apoio aos estudantes durante o mês de setembro, em consonância com a importante campanha do Setembro Amarelo, voltada para a prevenção do suicídio.

A iniciativa do Projeto Semear destaca-se não apenas por abordar a saúde mental, mas também por reconhecer a relevância da inclusão. A saúde mental é um aspecto fundamental do bem-estar geral, e todos devem ter acesso a recursos e apoio adequados, independentemente de suas circunstâncias pessoais. A inclusão é um valor central deste projeto, assegurando que nenhum estudante se sinta excluído ou negligenciado quando se trata de cuidar da sua saúde mental.

O evento, programado para o dia 21 de setembro, promete ser um momento rico em aprendizado e discussão. A equipe planeja oferecer informações essenciais sobre a saúde mental, estratégias de prevenção do suicídio e a importância do autocuidado. Além disso, o Projeto Semear buscará criar um ambiente acolhedor e solidário, onde os alunos se sintam à vontade para compartilhar suas preocupações e experiências.

Os desafios acadêmicos e pessoais enfrentados pelos estudantes de Medicina podem ser imensos, e é fundamental que eles tenham acesso a recursos que promovam sua saúde mental e bem-estar. Além disso, ao promover a inclusão, o projeto reconhece que a diversidade de experiências e perspectivas é um ativo valioso em qualquer comunidade acadêmica.

Neste mês de setembro, a Afya Garanhuns está indo além do ensino médico, lembrando a todos que a saúde mental é uma parte fundamental da jornada educacional e da vida como um todo.

PROGRAMAÇÃO

18h - Abertura do Evento.

18:20h - A felicidade e a ânsia pelo bem estar: como lidar com as cobranças do mundo moderno? Aline Lopes - Psicóloga.

18h40 - O sofrimento na contemporaneidade. Geane Melo - Psicóloga.

19h - Saúde Mental do Trabalhador na atualidade: impactos e desafios no cotidiano e na qualidade de vida. Sávio Vieira - Terapeuta Ocupacional.

19:20h - Olga Leocadia - Psiquiatra.

19:40h - Poema Deprimente rotina e Cântico VI. Graduanda de Medicina - Yasmin Ayana

20h - Encerramento.

INSCREVA-SE AQUI!

Inscreva-se já e garanta sua participação. As vagas são limitadas!