Semana de Desenvolvimento Docente 2025.1: confira detalhes do primeiro dia!
A Semana de Desenvolvimento Docente 2025.1 (SDD), da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Garanhuns, teve início nesta segunda-feira (20/01/2025), marcando o primeiro dia de uma programação repleta de atividades organizadas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), com o apoio da Coordenação Acadêmica e do Curso de Medicina.
Manhã de reflexões e reconhecimentos
O evento começou com a palestra "Desafios pedagógicos na inclusão, acessibilidade e diversidade", conduzida por Jadiel Djone, graduado em Pedagogia pela UFRPE - UAG, especializado em Psicopedagoga Institucional e Clínica. A apresentação trouxe reflexões essenciais sobre os desafios do ensino contemporâneo, destacando a importância de atender a um público diverso e de promover a equidade no ambiente educacional.
Após uma breve pausa para o lanche, a professora Giani Cavalcante, Coordenadora do NAPED, abordou o tema "Professores Afyados com o NAPED". Durante sua apresentação, destacou as diversas atividades realizadas pelo Núcleo para apoiar os docentes, reforçando a importância da colaboração entre professores e o NAPED. O objetivo é sempre promover a melhoria contínua das práticas pedagógicas e assegurar uma experiência educacional de excelência.
Ainda na manhã, houve um momento conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), no qual a professora Régia Maria Batista Leite apresentou os principais indicadores da Avaliação Institucional do semestre anterior. Em parceria com o NAPED, também foram reconhecidos os "Docentes Destaques", com a entrega de troféus personalizados aos professores mais bem avaliados.
Dinâmicas e oficinas na parte da tarde
No período da tarde, os professores participaram de dinâmicas interativas voltadas para temáticas como diversidade, inclusão e acessibilidade. Esses momentos foram seguidos por um bate-papo promovido pelo NAPED sobre o tema "O sol nasceu para todos: o que eu tenho e meu professor precisa saber". A discussão incentivou uma reflexão profunda sobre a importância da comunicação e da troca de informações entre estudantes e professores, ressaltando como essa interação pode contribuir para um ambiente educacional mais inclusivo, colaborativo e eficaz.
Dando continuidade à programação, os docentes participaram de uma oficina intitulada "Avaliando igual em meio às diferenças". A atividade abordou a questão de como conduzir o processo avaliativo em um contexto de diversidade. Por meio de discussões e dinâmicas, os professores refletiram sobre a importância de garantir justiça e equidade nas avaliações, considerando as diferenças individuais dos estudantes, sejam elas cognitivas, culturais ou de estilos de aprendizagem.
Encerramento do primeiro dia
O encerramento do dia contou com a apresentação do Case Report do Núcleo de Experiência Discente (NED), conduzida por Mirelle Burgos (psicóloga e coordenadora do setor) e Marianna Vasconcelos (psicopedagoga). Elas compartilharam informações importantes sobre o trabalho desenvolvido pelo NED e destacaram como os professores podem contar com o suporte do setor para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos.
Com uma programação abrangente e envolvente, o primeiro dia da SDD 2025.1 proporcionou momentos valiosos de reflexão, aprendizado e reconhecimento para os professores.