A partir das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação do Ministério da Educação, as Atividades Complementares passaram a figurar como importante componente dos cursos superiores de graduação, tanto na organização de seus programas de formação quanto na flexibilização curricular. Portanto, as atividades complementares deverão aprofundar o nível de conhecimento do aluno para além dos limites naturais do curso, que, independentemente de sua própria estrutura pedagógica, não tem como esgotar todos os conhecimentos relacionados com a formação e o exercício profissional, e, com base no princípio de que o aluno é o agente da aprendizagem, será estimulado o aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com sua educação, sendo essas atividades um dos mecanismos que proporcionam a participação do aluno na construção do saber com experiências inovadoras. Confira abaixo o Regulamento referente às Atividades Complementares da Afya Garanhuns:
Para requerer lançamento de Atividades Acadêmicas, o aluno precisa preencher Guia de Recebimento e Deferimento das Atividades Complementares com dados dos certificados, nome, data início, data final e carga horária do certificado (o arquivo deve ser preenchido digitado) e deve ser anexado no requerimento com todos os certificados em PDF. O curso tem que ser dentro do período acadêmico, ou seja, não pode ser anterior ao período de ingresso. Baixe o Guia de Receimento e Deferimento das Atividades Complementares CLICANDO AQUI
Após o preenchimento, siga o passo a passo para solicitar requerimento de Atividades Complementares:
1. Acesse o Portal do Aluno e acesso informando seu CPF e data de nascimento: Portal do Aluno
2. No meu lateral esquerdo, localize a opção Secretaria e clique no link de Requerimentos
3. Agora, localize na tabela de Requerimentos a opção Solicitações Acadêmicas
4. Clique no botão Adicionar anexo para anexar documento comprobatório das Horas Complementares
5. Informe uma descrição sobre o documento, clique em Enviar arquivo, localize o documento e, em seguida, clique em Adicionar ao Requerimento
6. Agora, escreva sua solicitação, informando o tipo de documento, conteúdos, atividades, períodos, carga horária e formas de organização ou realização, e clique no botão Solicitar
Sua solicitação será enviada para a coordenação realizar análise e validação, para que seja registrado no seu histórico.
Prazo para resolução do requerimento: 15 dias.
As solicitações devem ser protocoladas pelo aluno em prazo estabelecido periodicamente no Calendário Acadêmico vigente.